Um bom planejamento e muita organização são extremamente importantes para quem quer ir bem nos negócios. Alguns erros são cometidos por novos empresários e até veteranos nos negócios. Vamos conferir abaixo 5 deles:
1- Contas pessoais e contas empresariais:
Misturar contas pessoais com as empresariais são um erro muito perigoso. Não tendo a separação adequada de casa e empresa, uma hora ficará difícil de analisar separadamente qual está sendo o gasto do estabelecimento e o gasto de casa. Quanto mais controle nessa parte, melhor!
Outro ponto negativo é o uso do dinheiro da empresa em um investimento pessoal. Isso poderá acarretar muitos problemas já que se a empresa não passa por momentos financeiros positivos, poderá sacrificar seu capital de giro e colocar o estabelecimento em zona de risco.
Melhor maneira para isso não acontecer é manter o controle e separar bem as duas coisas.
2- Não conservar um capital de giro:
No final do mês, muitas empresas entram em desespero pois a fatura do cartão já está para vencer. Esse pânico acontece pelo fato de muitas empresas não manterem um capital de giro, e acabar usando ele para pagamento de dívidas e gastos.
O que muitos empreendedores não entendem, é a importância de economizar e manter esse dinheiro em caixa aumentando e muito a lucratividade do negócio.
Não mantendo esse capital de giro, corre-se o risco de atrasar os pagamentos dos fornecedores e ter que pagar altas taxas de juros.
3- Pagar o mínimo do cartão de crédito:
Muitas compras da empresa são feita com cartão de crédito.
Mesmo sendo prático e seguro, é necessário ter um controle bem grande na organização financeira e fazer o possível para não pagar juros bancários.
Muito disso acontece quando é pago apenas o mínimo do cartão de crédito. Hoje em dia é cobrado 15% do valor da fatura total. Se essa for a opção escolhida, no próximo pagamento o empresário terá que pagar a fatura mensal e mais 85% da última fatura(acrescidos de juros). Fazendo assim com que vire uma bola de neve!
Se isso acontecer, as vezes é mais vantagem retirar um empréstimo do banco com juros menores perdendo assim menos dinheiro.
4- Não fazer fluxo de caixa:
Administrar uma empresa totalmente no escuro é impossível. É de extrema importância ter um controle de fluxo de caixa para planejamento real para seu negócio.
Fazendo comparação com seus recebimento e despesas ao longo do tempo, é possível detectar problemas antes que eles se agravem!
O fluxo de caixa poderá te ajudar da seguinte forma:
- Escolher qual será a melhor providência a se tomar em relação a determinado problema;
- Saber e ter informações verdadeiras sobre recebimentos e gastos do mês;
- Comparar se o recebimento cobrirá as contas a pagar e ter lucros;
- Indicar necessidade do subsídio do capital de giro, entre outras.
5- Não buscar novas oportunidades:
Para ter sucesso, uma empresa tem que sempre estar aberta para novidades tecnológicas para aumentar sua participação no mercado. Há uma grande variedade em crescimento para satisfazê-los.
Não cometa os mesmos erros. Agora que você já sabe quais erros não cometer, aplique esses conhecimentos a seus favor. Sucesso !!!