| 14 de Janeiro de 2020 às 08:54
Muitas vezes o controle de estoque é deixado de lado por falta de tempo dos empreendedores.
O que muitas vezes não se sabe, é que esse controle ajudará a garantir dinheiro no caixa e economia na empresa.
Hoje com uso da tecnologia, novas oportunidades são oferecidas para se fazer o controle de estoque. Esse controle foi originado na antiguidade e evoluindo com o tempo.
Vamos a seguir saber qual sua história, a importância e como fazer esse controle de forma segura e com resultados positivos
O QUE É UM CONTROLE DE ESTOQUE?
Acima de tudo fazer o controle de estoque é economizar.
Sabendo o que sai e entra de produtos na empresa, você saberá também informações sobre o que precisa comprar e o que tem para vender.
Com ele também é permitido que conheça volume de compra e venda de produtos, a sazonalidade e quais podem ser retirados do estoque ou que são ótimas oportunidades de venda.
HISTÓRIA DO CONTROLE DE ESTOQUE
Não se sabe ao certo quando o controle de estoque começou, mas o que se sabe é que nossos antepassados controlavam o estoque de seus alimentos. Com esse processo, tinham o controle da quantidade de cereais de suas plantações.
Comerciantes, contavam e anotavam um a um o que vendiam e também o que precisavam comprar. Um pouco demorado e com eficiência baixa porque muitas vezes colocavam quantidades erradas de produtos em estoque.
A evolução veio em 1960. Uma mudança muito positiva aconteceu. Foi onde criaram os códigos de barras modernos para identificação dos produtos estocados. Várias versões foram feitas pelo mundo, porém, em 1974 foram padronizados.
Primeiras ferramentas para controle de estoque surgem em 1990 e até hoje evoluem.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE NO NEGÓCIO?
Fazendo controle de estoque, é possível liberar espaço para novos produtos e ser melhor aproveitado.
Ele evita também acumulo de produtos vencidos ou produtos que estão parados a muito tempo sem sucesso de venda que podem ser descartados ou trocados.
Uma das vantagens de fazer um controle de estoque, é saber o momento certo para fazer promoções e descontos de produtos e atender mais rapidamente os clientes.
COMO FAZER UM CONTROLE DE ESTOQUE EFICIENTE?
Primeiramente deve-se começar pela organização do espaço onde ficarão armazenados os produtos e mercadorias. Sempre colocar em locais com melhores temperaturas, longe de umidade, sol intenso, etc...
Relatórios, movimentações de produtos, fluxos de entrada e saída são extremamente importantes para uma otimização de estoque.
Definir volume máximo e mínimo de produtos estocados sempre levando em conta a procura pelo produto e a frequência de entrega dos fornecedores, validade, etc...
Uma dica muito importante, é acompanhar se teve mudanças positivas ou não tão positivas desde que começou esse processo de controle de estoque. Podem ser surpreendentes seus novos resultados.