Contas a pagar e receber: 5 erros e como e como evitá-los

SwLog gestão de transportes!

Você precisa de uma solução de software para sua empresa de transporte? Nós sabemos como te ajudar!

| 18 de Outubro de 2019 às 15:55

Dúvidas sempre surgem na vida do empreendedor sobre a questão de contas a pagar e receber. No surgimento dessas dúvidas muitas vezes acabam surgindo erros no controle do fluxo diário do caixa. Algumas práticas e atitudes simples podem ajudar a aprender e fazer esse controle financeiro de forma correta. Serão listadas abaixo alguns desses erros comuns na hora de fazer a gestão de negócios. Iremos a seguir mostrar como transformar esses erros em acertos.

ERRO: Não monitorar os vencimentos.
ACERTO : Monitorar os vencimentos das contas a pagar é muito importante já que as multas muitas vezes são altas gerando assim gastos extras.
Ideal é sempre pagar as contas antes do vencimento. Isso pode ajudar com que tenha descontos em algumas contas e impostos, sendo de até 10% de redução do valor.

ERRO: Precificar sem atenção.
ACERTO: A dica seria colocar no papel o quanto você gasta no seu produto ou serviço(matéria-prima, mão de obra e impostos) e pensar na quantia que lucrará depois de pagar tais despesas. Pesquisar nos concorrentes os valores cobrados pelos mesmos, pode ajudar a pensar nos preços que colocará nos seus produtos. 

ERRO: Desconsiderar pequenos custos.
ACERTO: Colocar pequenos custos de produção na conta antes de finalizar o valor final do seu produto é muito importante. Despesas como internet, luz, água, telefone, fazem parte desse conjunto de despesas, contabilizando esses custos, ajuda a não faltar dinheiro no caixa no fim do mês. 


ERRO: Deixar de controlar as contas a receber.
ACERTO: É importante que você sempre saiba quanto seus clientes devem e quando irão pagar, pois dessa forma, conseguirá se organizar e tomar decisões corretas. Sabendo também quais são os bons clientes e buscar sempre que eles continuem comprando seus produtos é uma forma de manter seu negócio lucrativo.

ERRO: Não fazer o controle financeiro diariamente.
ACERTO: É preciso que faça esse controle todos os dias deixando-os atualizados sempre. Fazendo dessa forma deixará tudo bem organizado e acompanha tudo em tempo real, tomando assim sempre as melhores decisões.Usar ferramentas gratuitas disponíveis na internet é uma dica muito legal, já que torna sua organização mais fácil e fica sempre sabendo como estão seu financeiro.