| 20 de Setembro de 2021 às 21:05
Como um provedor de serviços gerenciados (MSP), fazer backup e restaurar dados é uma de nossas responsabilidades mais importantes. Ataques cibernéticos, erros humanos e falhas no sistema podem colocar em risco dados vitais de negócios. De acordo com relatórios recentes, 61 violações de dados comprometeram 1,5 milhão de registros de dados apenas no primeiro mês de 2020.
Empresas com dados perdidos, danificados ou roubados sofrem mais do que uma dor de cabeça — elas levam um impacto direto em seus resultados. De acordo com a IBM, o custo médio por registro perdido ou roubado em uma violação de dados é de US$ 150, enquanto o custo total médio de uma violação de dados é devastador de US$ 3,86 milhões. No entanto, apesar de números tão surpreendentes, um estudo da seguradora Anglo-Bermudense Hiscox descobriu que sete em cada dez empresas não estão preparadas para um ataque cibernético.
Quando se trata de proteger dados de ameaças de todas as naturezas, o backup de dados é uma obrigação. Um método implementado deve ser baseado em suas necessidades e objetivos únicos — o que mais importa é que alguma forma de sistema de backup esteja em vigor.
Embora existam muitas maneiras de fazer backup de dados, os MSPs normalmente dependem dos três métodos a seguir: completo, incremental e diferencial. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens, e eles são normalmente usados juntos para projetar uma estratégia abrangente de backup e recuperação de servidores.
Se realizados de forma eficaz, esses planos de backup personalizados podem minimizar o tempo de inatividade e proteger os clientes de milhões de Reais perdidos e uma reputação manchada.
Backups completos
Embora backups incrementais e diferenciais sejam os mais populares, você só pode implementá-los após um backup completo. Com backups completos, uma cópia completa de um conjunto de dados é produzida. Isso significa que todos os arquivos do sistema, arquivos de aplicativos, dados do usuário e muito mais são copiados e armazenados em um local pré-selecionado. Tradicionalmente, esse local era uma fita de backup ou unidade secundária. Mas esses destinos tradicionais de armazenamento continuam a se tornar menos populares à medida que o grande volume de dados em que as empresas dependem cresce a novos patamares. Em vez disso, mais MSPs estão voltando-se para a nuvem.
A desvantagem de um backup completo é que eles podem levar muito tempo para funcionar — às vezes mais tempo do que uma empresa tem de sobra. Por essa razão, o melhor software de backup requer apenas um backup completo uma vez, nunca mais. Backups completos também são mais intensivos em armazenamento. Drives que possuem muitos dados podem não ser capazes de um backup completo, mesmo que sejam executados durante a noite.
Os produtos de backup de hoje são projetados para executar backups incrementais e diferenciais após o backup completo original, usando vários métodos para criar sinteticamente um backup completo recuperável sem ter que executar backups completos regularmente.
Backups incrementais
Backups incrementais começam com um backup completo. Mas uma vez que o backup completo inicial é realizado, backups incrementais só copiam as partes dos arquivos que mudaram desde o backup anterior. Uma vez que o backup incremental tenha sido executado, ele não voltará a fazer backup desse arquivo até o próximo backup completo, a menos que o arquivo mude. Isso economiza tempo e espaço de armazenamento valiosos, tornando os backups incrementais o menos intensivo em recursos dos três métodos de backup.
Existem três formas comuns de backup incremental:
Backups diferenciais
Como backups incrementais, backups diferenciais começam com um backup completo. Mas ao contrário dos backups incrementais, backups diferenciais não limpam a parte do arquivo. Um arquivo atualizado após um backup completo será arquivado toda vez que um backup diferencial for executado até que o próximo backup completo seja executado e limpe o bit de arquivamento. Por essa razão, backups diferenciais exigem mais recursos do que backups incrementais.
No caso de uma falha completa na unidade, seria necessário restaurar o último backup completo e apenas o backup diferencial mais recente. Isso é menos demorado do que uma restauração incremental de backup. No entanto, a cada noite um backup diferencial é executado, os arquivos de backup ficam maiores e o tempo necessário para executar o backup se alonga.
A perda de dados e as interrupções no serviço podem ser catastróficas. Mas os MSPs podem ajudar seus clientes a reduzir drasticamente o risco por meio de backup abrangente e restauração rápida.
A combinação de backups completos, diferenciais e incrementais irá variar para cada organização, dependendo das necessidades da organização e dos recursos de rede. Em conversas com líderes organizacionais, os MSPs devem comunicar os custos e benefícios dessas estratégias de backup e implementar um plano de recuperação de desastres feito sob medida para cada um de seus clientes.
Um plano de recuperação de backup verdadeiramente abrangente também aproveitará o software de backup em nuvem seguro, Esses sistemas permitem que os MSPs mantenham backups locais opcionais internamente enquanto ainda dependem da segurança da nuvem. As características incluem:
Com os sistemas de backup certos em vigor, os MSPs podem simplificar o processo de proteção de dados e manter seus clientes fora de perigo.