| 4 de Fevereiro de 2020 às 13:49
Muitas vezes é difícil conseguir manter o fluxo de caixa positivo. E quando isso acontece logo pensamos em empréstimos. Mas o que muitos não sabem, é que tem uma maneira vantajosa para isso. A antecipação de recebíveis!
Vamos mostrar como isso funciona.
O que seria a antecipação de recebíveis?
Seria a antecipação do recebimento de vendas com pagamentos parcelados feitos pelos seus clientes. Como o próprio nome já diz, você recebe o dinheiro antes da data prevista.
Vamos ao exemplo. Você vende para 30/60/90 dias, e está precisando do dinheiro, o que fazer?
Antecipando, terá acesso a essa quantia que só veria a primeira parcela a um mês da data que está precisando.
Funciona da seguinte forma:
Por meio dos serviços do cartão de crédito, é solicitada a antecipação dos recebíveis quando as vendas foram feitas dessa forma. Pagamentos feitos através de duplicatas ou cheques, o adiantamento tem que ser solicitado pelo banco.
Feita a solicitação, será feita uma análise do cliente. Sendo um consumidor com tudo em ordem, as chances de aprovar essa antecipação é bem alta. Você pegará o dinheiro e quem receberá dele futuramente é o banco.
O valor a ser recebido não é integral, pois taxas serão descontadas por conta dos juros existentes.
É através do fluxo de caixa que se monitora as entradas e saídas do dinheiro da sua empresa. Quando você possui mais despesas do que recebimentos, precisa de um investimento para se estabilizar. É ai que a antecipação de recebíveis auxiliará a estabilizar e reorganizar o caixa da empresa.
Adiantar esse recebimento é importante para que não fique devedor na praça. Não acumulando então multas e débitos com fornecedores, funcionários e para o Fisco.
As chances de ter que fazer empréstimos com juros mais altos, será mínima. Mesmo tendo um desconto do valor que pegará na antecipação de recebíveis.
Enfim, pagando as contas, o fluxo de caixa ficando mais tranquilo, tendo assim mais tempo para trabalhar nas estratégias de vendas melhorando suas receitas.
Ficar de olho nas taxas bancárias é uma dica importante, sempre optar pelos bancos que oferecem taxas mais baixas.
É muito importante deixar claro que se o cliente não pagar para o banco o dinheiro que foi adiantado a você, essa dívida passará a ser sua. Importante dizer para escolher sempre os clientes com bom histórico de pagamentos.
Acessar todos os dias o fluxo de caixa é uma boa dica. Sempre registrar todos os detalhes e operações feitos diariamente.