Abrir empresa ou comprar franquia: qual a melhor opção para você?

SwLog gestão de transportes!

Você precisa de uma solução de software para sua empresa de transporte? Nós sabemos como te ajudar!

| 12 de Setembro de 2019 às 16:47

                                           Franquia ou abrir uma empresa própria ?


 É a dúvida que milhares de empreendedores quando decidem entrar para o mundo dos negócios. Mais do que sonhar com a casa própria, hoje, os brasileiros desejam ter seu próprio negócio. Com a economia em crise  e o incentivo ao empreendedorismo traz oportunidades de negócios e um aumento significativo no número das pequenas e microempresas.



Você ainda está na dúvida, mas mesmo assim sonha em empreender? Para decidir qual alternativa mais se encaixa no seu perfil , entenda as vantagens e desvantagens das duas opções. Abaixo seguem os prós e contras de abrir uma empresa e comprar uma franquia. Confira!



                                                         ABRIR EMPRESA



Todos os grandes negócios começam impulsionados pela vontade e a paixão de fazer algo acontecer. Existem vários desafios de começar um negócio próprio do zero , mas os resultados podem ser surpreendentes. Abrir uma empresa favorece os empreendedores mais criativos, veja os prós e contras e saiba se abrir uma empresa é o melhor modelo de negócios para você.



                                                                      Prós

Criar e Inovar: no negócio próprio a chance de criar e realizar coisas diferentes é bem maior e  a liberdade de inovar favorece a criatividade dos empreendedores . 

Mais barato: com o MEI e o Super Simples, o empreendedor que se arrisca em um negócio próprio consegue investir menos no começo e ir adaptando os negócios conforme o seu bolso. Os valores iniciais são menores e com mais facilidades do governo.

Independência: trabalhar quando e onde quiser, sem a necessidade de reportar e obedecer outras pessoas.Tendo o  seu próprio negócio a forma de trabalho será gerenciada por você.

Existindo uma ideia legal, são inúmeras vezes maior as chances de crescimento. Claro que com bastante dedicação por parte do empreendedor.


                                                                    Contras

Maior taxa de falhas: estatísticas mostram que já no primeiro ano 25% das empresas falham. Uma boa análise de mercado deve ser feita, para evitar as falhas. Deve-se fazer, conhecer os concorrentes, fornecedores e consumidores antes de se aventurar no negócio próprio.

Falta de treinamento e suporte: o empreendedor que deseja abrir uma empresa do zero precisa estar ciente de que para obter algum auxílio, precisará contratar alguns profissionais por fora, e que na maioria das vezes precisará resolver sozinho todos os problemas e algo que até então não estava previsto.

Maiores riscos : o risco de a empresa não dar certo é maior, mas o potencial de crescimento também aumenta. Os tropeços são inevitáveis e o empreendedor precisa ter inteligência emocional e um bom controle financeiro para superar os obstáculos.



                                                        COMPRAR FRANQUIA



Segundo dados da ABF (Associação Brasileira Franchising), as franquias tem um  faturamento de 150 bilhões de reais ao ano. Por ser mais prática e retorno mais rápido,as micro franquias e franquias vem atraindo muito a atenção dos empreendedores.
Segue abaixo os prós e os contras.


 

                                                                         Prós

Facilidade em conseguir crédito: existem franquias que trabalham como órgão garantidor e proporcionando para o franqueado uma linha especial de crédito . Sendo então muito útil para o empreendedor que ainda não tem todo o dinheiro para iniciar o negócio.

Taxa de sucesso mais alta: um sistema comprovado, uma franquia normalmente vem com um histórico de sucesso. Sendo assim, a chance de falhar é muito menor.

Reconhecimento da marca: com uma marca já conceituada no mercado, o franqueado consegue conquistar mais vendas por já ter um produto conhecido pelos consumidores.

Marketing de grande escala: o que reduz os custos e esforços com a divulgação das franquias, é o marketing compartilhado.Reduzindo assim os custos e esforços com a divulgação dos produtos.


                                                                    Contras

Taxas: existe uma taxa de compra da franchise e várias taxas que precisam ser pagas para mantê-la, entre elas estão as taxas de propaganda, royalties. Há custos mensais fixos para usar o nome da marca e as taxas de entrada normalmente são bem altas.

Falta de liberdade: não existe liberdade para mudar as linhas de produtos, decorações, etc. As regras devem ser seguidas para manter a licença da franquia.

Cláusula de rescisão complicada: Não dando certo a aposta na franquia, as rescisões costumam ser bem cansativas de lidar.


Escolhendo abrir negócio próprio ou franquia, tanto um como o outro tem suas vantagens e desvantagens.
A melhor maneira de escolher o modelo que irá atender melhor suas necessidades e objetivos é conhecer o que gosta de fazer, suas habilidades,sonhos e paixões.